sexta-feira, 22 de março de 2024


 ( EQF )



Questionando, refletindo, aprendendo

 o   porquê   dos   porquês;

também:  isso,  aquilo  e  aqueloutro ...



 

REFLEXÃO


" Que este pente elimine os piolhos do

 cabelo  e  da  barba. "  1.700 a.C. 

 primeira   frase   encontrada 

( foi  em  um  pente  de  marfim ).


" Não tenho palavras para dizer o quão sozinho me sinto ... Não terás outros deuses diante de mim ... Se a tua presença não for comigo, não nos faça sair desse lugar. " Moisés  ~ 1.530 ~ 1250 a.C


 " Apoiada, a coragem nasce até mesmo naqueles  que  são  muito  covardes ... 

À  sua  estultícia  o homem chama destino...

 Não há nada mais admirável do que duas pessoas que se entendem perfeitamente viverem juntas como marido e mulher, confundindo seus inimigos e

 alegrando seus amigos ...

Uma morte nobre é um tesouro que ninguém

 é pobre demais para comprar ... Canta, Deusa,

 a ira de Aquiles, o Peleio, que aos Aqueus 

tantas   penas   trouxe ...

 ( Odicéia )   " Homero   VIII   a.C.


" A  prática  é  tudo. "   Periandro


" Não dês a amigos os conselhos mais

 agradáveis, mas os mais úteis. " Sólon


" A democracia é melhor que a tirania." Mison


" A maioria dos homens são ruins. " Bias 

"  Conhece a ti mesmo. "  Tales  de  Mileto


" A  moderação  é  o  maior  bem." Cleóbulo 


" Nem  mesmo  os  deuses  lutam  contra 

o   destino."   Pítaco


" A  segurança  traz  a  ruina. " Quilon


" O segredo da saúde mental e corporal está

 em ...  viver sabia e seriamente o presente." Buda VI a.C.


" Um tolo é conhecido por suas palavras e

um  sábio  pelo  silêncio."Pitágoras  570 a.C.


"

O coletivo deve ter prioridade sobre o individual ... O homem que comete um erro e não o corrige comete um erro ainda maior ... Aquele que trai não apenas engana os outros,  mas também a si mesmo pois perde a integridade de sua alma ... Não faça aos outros o que não quer que façam a você ... A maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim de levantarmo-nos sempre depois de cada queda ...  O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente ... . " Confúcio   551 a.C.


 O mundo forma uma unidade por si mesmo e não foi criado por nenhum deus nem por nenhum homem, mas sim foi, é e sempre será um fogo vivo que acende e se apaga com certa leis ... tudo flui, nada permanece ... O tempo é uma criança que brinca, movendo as pedras do jogo para lá e para cá; é governo de criança ... Você não pode entrar no mesmo rio duas vezes ... Heráclito de Éfaso     500 a.C.


"  Creio que tenho prova suficiente de que

 falo a verdade: a pobreza ... Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades  que naquela admiramos ... 

A vida irrefletida não vale a pena ser vivida ... 

Conhece-te   a   ti   mesmo ... 

Só sei que nada sei ...  "   Sócrates


" Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos ... Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito ... Os homens são miseráveis por que não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance ... O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos ... O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos catetos ... Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele ... Não diga pouco em muitas palavras mas diga muito em poucas palavras ... Purifica o

 teu coração antes que o amor entre nele,

 pois até o mel mais doce azeda num

 recipiente sujo." Pitágoras 


Um filósofo só serve para machucar os sentimentos de alguém ... Busco um homem honesto ... Elogiar a si mesmo desagrada a todos ... Sou uma criatura do mundo ... 

 O  tempo  é  o  espelho  da  eternidade ... 

O insulto ofende a quem o faz e não a quem o recebe ... A liberdade para falar é a coisa 

 mais bela para um homem. "

 Diógenes de Sinope 413 a.C. 


" A maior riqueza da vida é ser feliz com pouco ... Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz  que  o  injustiçado ...  A astronomia obriga a alma a olhar para cima e nos conduz desse mundo para outro ...  Coragem é saber o que temer ...  O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governados por quem é inferior ... O maior erro é tentar curar o corpo sem curar a alma ...  Tente mover o mundo, mas comece  movendo  a  si  mesmo. "  Platão    400   a.C.


Ética  é  habituar-se  a  fazer  o  bem ... 

 Nunca  existiu  uma  grande  inteligência

 sem  uma  veia  de  loucura  ... A  sombra 

da Terra na Lua durante um eclipse lunar é sempre circular, o que prova que a Terra é uma esfera ... O começo de todas as ciências

 é o espanto  de  as  coisas  serem  o  que  são ...

  0  sábio  nunca  diz tudo  o  que  pensa,

 mas  pensa  tudo  o  que  diz ... Apenas  uma mente educada é capaz de compreender um pensamento diferente do seu sem a necessidade de aceitá-lo ... O  homem  é,  por  natureza,  um animal    político."  Aristóteles  384 a.C


" A sorte favorece os audazes ... O céu não 

tem dois sóis, e a Ásia não terá dois reis ...

 Eu prefiro uma vida curta e gloriosa do que

 uma  longa  porém  na  obscuridade ... 

A coerência é própria do caráter dos homens,

 mas eu sou incoerente, pois tenho o caráter  de

 um deus."  Alexandre, o Grande  323 a.C.


"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz ? Portanto não é omnipotente.

 Seria  ele capaz, mas sem desejo ? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso ? Então por que há o mal ? ...

Não arruine o que você tem desejando o

 que não tem ...   O   essencial   basta ... 

O prazer é o início e o fim de uma vida feliz ... Se queres enriquecer alguém, não lhe acrescente riquezas: diminui-lhes os desejos ... Só há um meio de ser livre: é desprezar tudo quanto de nós não depende ... De todas as coisas, algumas são boas, outras são ruins, e ainda existem as indiferentes. As boas são as virtudes e tudo o que elas compartilham; as ruins são os vícios e tudo que as  satisfazem; as indiferentes existem no meio, entre virtude e vício, e incluem riqueza, saúde, vida, morte, prazer e dor. " Epicuro  350 a.C.


" Deve-se sempre tentar comer os mal-

educados ... Há buracos ilimitáveis no chão da

 mente ... Traição e perdão são melhor vistos

 como algo semelhante a se apaixonar ...

 Você pode fazer tudo desaparecer.

 Coloque sua cabeça para trás. Feche os olhos. 

Entre na quietude da correnteza." 

Hannibal Barca 247 a.C


" A Terra é esférica e pode ser medida. " Eratóstenes  240  a.C.


" O orçamento deve ser equilibrado, o Tesouro
Público deve ser reposto, a divida pública deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários 
públicos deve ser moderada e controlada, e a  ajuda a outros países deve ser eliminada, para
para que Roma não vá à falência.
As pessoas devem novamente aprender 
a trabalhar, em vez  de viver 
às custas do Estado. " Marco T. Cícero

"Acaso  não  vemos  todo  mundo  indeciso; uns  procurando    sem    descontinuar,   outros  mudando  de  lugar,   como  para  largar   uma  carga  pesada  demais ? "   Lucrécio    99 a.C



" Não terminarei nunca minha obra, deixarei pois imperfeito esses soberbos baluartes." Virgílio

" Nenhuma segurança nas cidades, tudo devastado pelos campos." Ovídio ( 43 a.C. )

" Sou  completamente apaixonada por palavras, mas sinceramente, as atitudes
me   seduzem."   Cleópatra


" Que adianta viver cercado de portas e de muros e nem sequer viver em segurança 
em seu próprio lar ? " Claudino

Se você quer encontrar a felicidade, não a procure no grande nem no novo, mas na serenidade que a simplicidade traz ...
A dificuldade fortalece a mente, assim como o trabalho fortalece o corpo ... A traição é um
ato vil que rompe os laços mais sagrados de confiança  e  amizade ... 
Quem luta por tudo perde-se em si mesmo ... 
O destino conduz quem o aceita e arrasta quem o recusa ... Não há vento favorável para quem não sabe para onde vai ... Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia  é,  por  si  só,  uma  vida ...  A  vida  sem uma meta é completamente vazia. " Sêneca


" Pois  tu  és  pó,  e ao  pó  voltarás ...  Amai-vos  uns  aos  outros ... Olhai os lírios do campo ... Mulher,   onde   estão   seus   acusadores ? ...
 Eu  sou  o  caminho,  a  verdade  e  a  vida ... 
Não  temas,  crê  somente ...  Amai  vossos
inimigos ... Pois  onde  se  reunirem  dois
ou  três  em  meu  nome, ali  eu  estou ... Tenha bom  ânimo,  Eu  venci  o  mundo "...  Cristo

" Roma é uma cidade de pescoços à espera que eu os mande cortar ... Acaba de me ocorrer que basta um gesto meu e as vossas cabeças serão cortadas ... Governar e roubar são a mesma coisa ... Lembrem-se de que tenho o direito de fazer o que quiserem com quem quiserem ... Mata-o  lentamente  para  que  ele  se sinta morrer ... Compreendi que a única maneira de igualar-se aos deuses é ser tão cruel quanto eles ... Sou o amanhecer do mundo e a última estrela que cai na noite. Assim como tomei a forma de Caius Calígula eu posso tomar a forma de qualquer um. Sou todos os homens e não sou nenhum. Portanto, sou um deus." Calígula  12 a 41 d.C.

" Aos estudantes recomendo uma única coisa, que amem seus professores tanto quanto seus estudos ... Ao emendar aquilo que precisa de correção, o bom professor não é rude ... 
São a paixão e a fantasia que nos deixam eloquentes." Quintiliano   35 d.C. 

" Dizem que até um monstro tem um momento de bondade, eu nunca tive um momento de bondade, então sou um monstro ... Bem, finalmente posso começar a viver como um ser humano ... Que artista morre comigo ... Nero continuou tocando Lira depois de botar fogo em Roma. " Nero  37 d.C.



" O   sábio   age,   o   tolo   anuncia ...
Não são as coisas que nos perturbam, mas a opinião que temos sobre elas ... Se alguém te irrita, saiba que não é a pessoa que te ofende, mas o teu julgamento sobre ela ... É da natureza de um homem sábio resistir aos prazeres, mas de um homem  tolo  ser  escravo deles ... Você  se  torna  aquilo  que  dá  atenção ... A  paz  não  é alcançada  evitando conflitos,
mas   enfrentando-os   com   sabedoria ... 
O  que  importa  não  é  o  que  acontece, 
mas como você reage ... Se  te  disserem  que  alguém,  maldosamente, falou coisas terríveis de ti, não te defendas das coisas ditas, mas responde que "Ele desconhece meus   outros   defeitos,  ou   não   mencionaria somente esses" ... Só há um meio de ser livre: é desprezar tudo quanto de nós não depende ... Fique alerta para não adquirir um falso sentimento  de auto-importância. " Epicteto, Encheiridion 

" A melhor vingança é não se parecer com o inimigo ... Muito pouco é necessário para ser feliz ... Você perderá amigos, perderá amantes, perderá conforto. Mas se, ao perdê-los, encontrar a si mesmo, terá ganhado mais do que um rei ... Nossa vida é o que nossos pensamentos fazem dela ... Aprenda a ser indiferente ao que não faz diferença ... Aceitar sem arrogância, deixar ir com indiferença ... Enfeite-se com simplicidade e modéstia, e com a indiferença para que as coisas que estão entre a virtude e o vício ...  Você tem poder sobre sua mente não sobre os eventos externos  ... Lembre-te de que  muito em breve não serás mais ninguém e não estarás em parte alguma, e que tudo o que vês agora, e todos os que agora vivem, também já não existirão." Marco Aurélius  121 d.C.

" Amigo  de  verdade  não  te  consola.  Te ajuda  a  esconder  os  cadáveres ... 
A  loucura  é  um  prazer  que  só  o  louco conhece."
 Magno Constantino   272

" O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma pagina ... O mal é a ausência do bem ... O presente, se fosse sempre presente, já não seria tempo, seria eternidade. "   Santo  Agostinho  354  

A  pior  forma de  covardia  é  testar  o  poder

  na  fraqueza do outro.  Não  é  forte  quem 

 derruba  os  outros; forte é quem domina 

 sua  ira ... " Maomé  por volta de 570 d.C


" Não deixarei nenhum búlgaro vivo. "

Basílio II   957 - 1025  



"   É  preciso  sempre  pensar  o  pior,  mesmo da  sua  própria  família. Dessa  forma  você evita  muita decepção  na  vida ... O  homem 

é o mestre do seu destino, não os deuses ... 

O poder só é dado àqueles que estão dispostos a baixar-se e pegá-lo ... Procuro a morte a todo instante. É ela que me teme ... Nem  todo  dia  é  dia  de  ser   feliz. Em alguns você terá apenas que ser forte ... Todos vão subestimar você. Faça-os pagar por isso ... Minha morte virá sem desculpas ... Melhor lutar e cair do que viver sem esperança ... A honra não é conquistada no lar, mas sim na coragem de explorar novos horizontes ... A coragem é a melhor arma da batalha ... Talvez nenhum de nós volte ... Eu sou o ar! Eu sou o vento ... Lute com os inimigos no campo, não seja queimado em  casa ... É  melhor  ficar  de  pé  e lutar." Ragnar  Lothbrok - Erik  Vikings  séc. IL


" Foi então que a encontrei. Um novo mundo, repleto de frutas  maduras  e  planícies ondulantes. Construí uma cabana nessa nova terra e a chamei de - Vinlândia ...  A dor que causamos é a causa de nossa dor ... O mar está sob meu comando, mas não há rei que pare uma maré ... Que toda a terra saiba que o poder dos reis é vão e sem valor, exceto aquele que governa o céu e os mares."  Leif Eriksson 

-+ 1.000 d.C  / Descobriu a América do Norte 

... 


Lembre-se que você não tem companhia além de sua própria sombra ... A felicidade consiste em vencer os inimigos, em vê-los de joelhos à nossa frente, em tirar-lhes as propriedades, em saborear o seu desespero, em ultrajar suas mulheres  e  filhas ...  Conquistar o  mundo  a  cavalo   é   fácil,   desmontar  e  governar  é  que  é difícil ... Se   você  tem    medo   não   o   faça, se   está  

 fazendo    não    tenha  medo ." 

Gengis Khan     1.162 


" Não te amo com o meu coração nem com a minha  mente. Eu te amo com a minha alma, caso a minha mente esqueça e o meu 

coração pare." Rumi   1.207 


" Se eu tivesse presente na criação, teria dado alguns  conselhos úteis para melhor ordenação do universo ... A lei é a vontade dos justos. " Afonso X  de Leão e Castela   1.226


" Amigos, não somos mais homens da França, mas cavaleiros de Cristo ... O fim da guerra é o triunfo da paz." São Luiz IX   1.252



  " Eu elogio em voz alta; eu censuro baixinho ... 

Um homem deve formar em sua própria mente uma ideia exata e clara do que é a liberdade ..." Catarina II, a Grande

" Tenho mais medo de um crente de joelhos do que todo exército britânico. " Rainha Elizabeth


" A Igreja diz que a Terra é plana, mas eu sei que ela é redonda, pois vi a sua sombra na Lua e tenho  mais  fé  na  sombra  do  que  na  Igreja." Fernão de Magalhães 


" Terra  à  vista." Pedro Alvares de Cabral


" Catarina de Médici, está relacionada ao Massacre da Noite de São Bartolomeu, em que morrem mais de 70 mil protestantes calvinistas, com o apoio  do Papa Gregório XIII."séc. XVI 


" Quem não  sabe  a  arte,  não  a  estima ... 

Ando sempre tão unido o meu tormento comigo que eu mesmo sou meu perigo ... Muda-se o Tempo, mudam-se as vontades, muda-se o Ser, muda-se a CONFIANÇA ... As cousas árduas  e lustrosas  se alcançam com trabalho e com fadiga ... Nos perigos grandes, o temor é maior muitas vezes que o perigo ...

 O fraco rei faz fraca a forte gente ... Eu sou um velho moço ... A morte que dá vida o nó desata, os nós, que dá o Amor, cortar quisera na Ausência, que é contra ele espada fera e com o Tempo que tudo desbarata ... Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente ... Porque, enfim, tudo passa; não sabe o Tempo ter firmeza em nada; e a nossa vida escassa foge tão apressada que quando se começa é acabada ...  Luís Vaz de Camões 

( Ler Camões hoje porque ele retrata o teatro

do mundo, e o teatro do mundo não tem espaço, tempo, língua, geografia." Maria Bochiochio)


" A  propriedade  privada  é  a  essência  das mazelas  do  homem ... Os tempos nunca são ruis demais para que um homem bom viver neles ... A prosperidade ou a ruína de um estado depende da moralidade de seus governantes ... " Thomas More


 A  ciência  é  filha  da  verdade  e não  da  autoridade ... A Terra gira ao redor do Sol ... 

A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil ... Saber que sabemos, e saber que não sabemos o que não sabemos, essa é a verdadeira sabedoria." Copérnico 


A  Terra  não  é  o centro do universo ... 

A  Terra  é  apenas mais um planeta em meio

 a uma infinidade  de outros ...  O  Universo  é  infinito  e contém um número infinito de mundos, todos em sistemas heliocêntricos ...

 A religião é uma prisão para a mente ... Podeis  deixar  de  atingir  vosso objetivo,  mas  participai  da  corrida  mesmo

 assim ...  "   Giordano   Bruno


" O telescópio  revela um universo dinâmico ...

 E contudo move-se ... Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos,  razão  e  intelecto,  pretenda  que

 não   os   utilizemos. "  Galileu   Galilei


" Dinheiro extra permitiria aos pobres ter
 mais crianças, apenas apressando o 
encontro  da  nação  com  a  fome."

Thomas Malthus


"  A força da gravidade rege o cosmos ...

  A  gravidade  explica  os  movimentos

 dos planetas, mas  não  pode  explicar quem  os  colocou  em  movimento ...

 O que sabemos é uma gota;  o   que 

  ignoramos   é   um   oceano...

Construímos  muros  demais  e  pontes 

de   menos.  Isaac  Newton


A  pior  das  loucuras  é, sem  dúvida  tentar  ser  sensato  em  um  mundo  de  loucos ... 

Só  a  loucura  tem  a  virtude  de  prolongar  a juventude ... e  de  retardar  bastante  a  malfadada  velhice. " 

 Erasmo  de  Rotterdam  séc.  XVI


" Quando  o  fanatismo  gangrena  o  cérebro  a enfermidade  é  incurável ... Posso  não concordar  com  uma  palavra  que  tu  dizes, mas  defenderei  até  a  morte  o  teu  direito  de o   dizeres. "      Voltaire 


" Ética é o que você faz quando todos estão

 olhando. O  que  você faz  quando  não  tem

 ninguém olhando chama-se caráter."  Wilde



" A felicidade, mais do que um desejo, alegria ou escolha, é um dever ... O  inteligente  sai  de  buracos  que  o  sábio jamais  cairia ... O sábio muda de opinião o  ignorante nunca  muda.

A paciência é a força dos fracos e  a

  impaciência a  fraqueza  dos  fortes ... 

O homem é a única criatura que precisa ser educada ... A  traição  é  uma facada  nas  costas  da  lealdade  e  da  fraternidade ... 

 "  E.  Kant 


 Eu  vejo  claramente  que  não  há  separação  real  de  espécies,  apenas  uma  gradação  de formas,  que  deriva  de  um  ancestral  comum ... Minha mente parece ter se transformado em uma espécie de máquina de moer leis gerais a partir de grandes coleções de fatos ... A evolução é uma teoria científica que tem a dignidade de ser testada e, até hoje, não foi desmentida ... A ignorância gera confiança mais frequentemente do  que  o  conhecimento ...  Charles   Darwin 



" A   simplicidade   é   o   último 
grau   de   sofisticação. " Da  Vinci


" O ser humano nasce ignorante, mas

 não idiota. Ele torna-se  idiota  pela

 educação que recebe. "    Bertrand Russel


" Numa sociedade em decadência, a arte, para ser verdadeira, precisa refletir também a decadência. Mas, a menos que ela queira ser infiel à sua função social, a arte precisa 

mostrar o mundo como possível de ser

 mudado. E ajudar a mudá-lo." Ernst Fischer


" Tenho evitado cuidadosamente rir-me dos

 atos humanos, ou desprezá-los; o que tenho

 feito é tratar de compreendê-los." B. Spinoza


" Ainda  bem  que  temos  a  arte  para que

 a  realidade  não  nos  enlouqueça ... Não  pense  no  que  te  falta,  pense  no  você tem e pode  te  faltar ...  O  homem  inteligente procura  uma  vida   tranquila,   modesta,  defendida   de   infortúnios;   e   se   for   um espírito   superior,   escolherá   a   solidão ... 

Viver   é   sofrer ... A  vida  é  uma constante luta  contra  o  sofrimento ... A  vida  é  um  absurdo,  destituída de qualquer significado." Artur Schopenhauer


"A educação é a arte de tornar o homem ético  ... Nada de grandioso no mundo foi feito sem uma grande dose de paixão ... A calma sempre vence. Aquele que vence a raiva vence os seus inimigos ... O que é racional é real, e o que é real é racional ... A  história  é  o  processo  pelo  qual  o espírito   absoluto   se

realiza. "  Hegel


" A maioria dos homens vive uma existência

de tranquilo desespero. " Henry D. Thoreau



" A vida não é um problema a ser resolvido,

 mas uma realidade a ser vivida ... 

A coisa crucial é encontrar uma verdade que

seja verdade para mim, encontrar a ideia pela

qual eu esteja disposto a viver e a morrer ."

Sören     Kierkegaard



" Existem  dois  tipos  de  história  mundial:   uma é  a oficial, mentirosa,  própria  para salas de  aula;  a  outra  é  a história secreta,  que  esconde  a  verdadeira  causa  das  coisas. " Honore  Balzac

" Eu ainda acredito que um dia verei

a humanidade mais sensata, menos

manipulada  e  mais  livre. " Bukowski 


 " Não   há   nada   de   bom   ou   de   mau, a
  não  ser  que  o   pensamento  o  torne   assim ... 
O   estar   preparado   é   tudo. "  Shakespeare 

 Na  verdade,  se  não  fosse  pela  música, haveria mais razões para enlouquecer ...
 A música é o maior presente da humanidade 
para o universo ... Embora hoje você  não 
sinta inspirado - continue fazendo coisas, 
mesmo que não soem tão bem ... Tchaikovshy 
 

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância ... O mistério da existência humana não reside apenas em permanecer vivo, mas em encontrar algo por que valha a pena viver ... Eles me insultaram em 40 linhas e apenas os erros gramaticais me incomodaram ... A tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão proibidas de fazer qualquer reflexão   para não  ofender   os   imbecis."   Dostoievski

" Um  por  todos  e  todos  por  um. "
 A. Dumas



" Enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria,
  livros  como  este  não  serão  inúteis ... Você nunca vai 
conhecer um sábio arrogante, mas pode conhecer  um  arrogante  que  se  acha  sábio ... Qual  é  o  perigo  da  situação  atual ?  A  ignorância. A ignorância muito mais que a miséria ... "
 Victor Hugo, 1848


" O homem sensato se adapta ao mundo; o insensato
insiste  adaptar  o  mundo  a  ele.  Todo  progresso
depende,  portanto,  do  homem  insensato."  George Shaw

" A história é o processo pelo qual o espírito absoluto se realiza 
... A reflexão começa somente quando nós descobrimos que a razão glorificada durante séculos é o adversário mais  obstinado  do  pensamento." Martin Heidegger


" Quando você morre, você não sabe que está morto. 

Quem sofre são os outros. É a mesma coisa coisa

quando   você    é    idiota. "   Ricky   Gervais




"Aqueles que enfrentaram as maiores tristezas são os que

mais se  esforçam  para  fazer  os  outros  felizes.  Por que 

conhecem, em profundidade,  a dor do vazio e a escuridão

da tristeza e fazem de tudo para que ninguém mais 

sinta   o   mesmo."    Robin   Williams



Todo homem tem uma propriedade em sua própria pessoa.
 A isso ninguém tem direito, exceto ele mesmo ... Aquilo que te preocupa, te domina. A mais preciosa de todas as posses é o poder sobre nós mesmos ... O  governo  existe  para  garantir  os  direitos  e  a  segurança dos  homens,  mas  seus  poderes  não  podem  ultrapassar  os limites estabelecidos por aqueles que o escolheram. "  John  Locke


 Se  você  sente  dor,  você  está  vivo. 

Se  você  sente  a  dor  das  outras  pessoas, 

você  é  um  ser  humano ... Os dois guerreiros
 mais poderosos são a paciência e o tempo."
  Liev Tolstói 



" O  silêncio  desses  espaços  infinitos    me   apavora."      Pascal

A  imaginação  governa  o  mundo ...  A   História   é   um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo ... A grande arte é mudar durante a batalha ... A glória é efêmera, mas a obscuridade é eterna ... " Napoleão Bonaparte 

        
É  preciso  ter  o  caos  dentro  de  si para  dar  a  luz  a uma  estrela   cintilante ... A maneira mais segura de corromper um jovem é instruí-lo a ter em sua maior estima aqueles que pensam como ele do que aqueles que pensam diferente ... O que é a felicidade ?  O sentimento de que o poder aumenta ; o sentimento de ter superado uma resistência ... O   que   não   me   mata   me   fortalece ...
Quem  tem  por  que  viver  aguenta  quase  tudo ... Na  infinita  procura  da  verdade está a semente da inquietação ... Os  maiores  pensamentos  são  tardiamente  reconhecidos ... As  grandes  coisas  para  os  grandes,
 ... em  resumo,  as  coisas  raras  para  os  raros ... 
Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade, por que
não  desejam  que  suas  ilusões  sejam  destruídas ...
A traição é uma sombra que obscurece a luz da confiança, deixando marcas indeléveis na alma traída ... 
 Aquele que luta com monstros deve acautelar-se 
para não tornar-se também um monstro."
 " Torna-te  quem  tu  és. "    Píndaro   -  (  Nietzsche  )

" Cada povo tem o  governo  que  merece. "  Joseph de Maistre

" Tudo  que  é  necessário  para  o  triunfo  do  mal  é  que  os
 homens  de  bem  nada  façam." E. Burke

" A verdadeira viagem de descoberta  não é buscar novas paisagens, mas ter NOVOS olhos." Marcel Proust 


" O que mais me preocupa não é a ação dos covardes, dos sem ética, dos autoritários, mas sim o silêncio das pessoas
de bem. " Martem Luterking 

" Nenhum progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem." Comte  



" É por nada que evita a guerra quem não pode gozar a paz; por  nada que foge da  pena  quem  não  pode  saborear  o repouso ."   Montaigne 

" A   religião   é   o   ópio   do   povo ."  Marx


" Se  você  tem  algo  a  dizer,  o  silêncio  é  uma  mentira. "        Jordan B. Peterson

" Se  conseguistes  enganar  uma  pessoa,  isso  não  significa
que  ela  seja  tola,  mas  que  ela  confiou  em  você  mais  do
que   merecia. "   Charles   Bukowski 

" Nós  não  somos  apenas  responsáveis  pelo  que  fazemos, 
mas  também  pelo  que  deixamos   de   fazer."  Molieri

" Não se deve destruir uma pessoa  a  ponto  de ela  ficar  sem
 nada ou  mesmo  quase  sem  nada  a  perder ... " Delegado ... 

" Vida  social  é  distração, a  verdadeira  inteligência
 floresce  na  solidão."   Nikola   Tesla

"... uma pedagogia radical  precisa  ser  inspirada  por  uma 
fé apaixonada  na  necessidade  de  se  lutar  por  um 
mundo   melhor. "   Giroux

" Precisamos de heróis por que, em suas lutas, reconhecemos
as nossas; em suas quedas, nossos tropeços; e em seu renascimento, a esperança de poder mudar. " Cyrulnik
as

" O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são
quase  sempre  maus."  Lord  Acton


" Quem só ouve o  que  quer  acabará  ouvindo  o  que  mais
teme, tarde  demais ...  O inimigo mais perigoso é aquele que finge te ajudar ... É  melhor  ser  temido  que  amado ...
Os  fins justificam os meios ... A aparência vale mais que a verdade ... Quem é fraco morre ...  Não  existe  nada  mais 
difícil  de  realizar,  mais  perigoso  de conduzir  ou  mais   incerto   em seu sucesso  do  que  assumir a liderança 
de  uma   nova   ordem  das   coisas."  Maquiavel

" Deixe o jovem em seu desespero sair e caçar. Se ele matar
o elefante, sua pobreza acaba. Se  o  elefante  o  matar, 
sua  pobreza  também  acaba. " Provérbio  Africano

" Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria apenas existe ...É um absurdo dividir as pessoas em boas e ruins. "O. Wilde

" Quem aprende  a  dançar  na  chuva,  ri  do  mau  tempo ... Quando alguém semear maldade em sua vida, fique em paz,  a colheita será dela ...Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante ... " Chaplin 

" O homem é o único ser que se recusa a ser o que é ... ( " Homem Absurdo ") : " É aquele que, ciente da falta de sentido, escolhe viver intensamente, aceitando sua liberdade sem esperar recompensas futuras ou eternas ... 

A  traição  é  um  ato  mesquinho  que  revela 

a fraqueza  moral  daquele  que  a  pratica ... 

A única maneira de lidar com um mundo sem

 liberdade é tornar-se tão absolutamente livre

 que sua própria existência seja um ato de

 rebeldia ... A felicidade e o absurdo são filhos

 da mesma terra " e a ideia é de que é preciso "

 imaginar  Sísifo  feliz " ... em  um  mundo

 implacável  e  sem  sentido  algum ... "

 Albert   Camus



" A política é uma guerra sem derramamento de sangue, e a guerra uma política com derramamento de sangue ... Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo que o inimigo apoia ... O inimigo avança, retiramos. O inimigo acampa, provocamos. O inimigo cansa, atacamos. O inimigo se retira, perseguimos. Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo." Mao Tsé-Tung  1.893

Responsável: ~55 milhões de mortes

 ( Segundo a IA )


 " Agora o terror será respondido com mais terror ... Eu deveria ter tomado a iniciativa em 1938, em vez de me forçar a entrar em 1939; pois a guerra era, de qualquer forma, inevitável. No entanto, dificilmente me culparão se os britânicos e os franceses aceitarem em Munique todas as minha exigências.A vitória em Kursk será um farol para o mundo inteiro ... Nossa nação pela sobrevivência nos obriga a utilizar todos os meios, mesmo em território do Reich, para enfraquecer o poder de combate do inimigo e impedir novos avanços. "  Adolf Hitler

Responsável: 8 milhões de mortes


" Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado ... O Facismo reafirma o Estado como a verdadeira realidade ... Para o Facismo, tudo é Estado, e nada humano ou espiritual existe - e muito menos tem valor - fora do Estado."  Mussoline

Responsável: 1 milhão de mortes


" As ideias são muito mais poderosas que as armas ...A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística ... A morte é a solução para todos os problemas. Sem gente,  sem problema. "Joseph Stálin 

Responsável: 1 milhão de mortes.


" Eu não odeio a vida nem desejo a morte, só lamento ter nascido ... Não é o sofrimento que destrói o homem, mas a falta de sentido nele ... O que sei aos 60, sabia aos 20. Quarenta anos de um longo e inútil trabalho de verificação ... Prefiro o não-nascimento à vida e à morte. A felicidade do não nascimento ... Não invento nada; simplesmente, sou o mensageiro das minhas sensações ... Aprendi que cada silêncio oferece um espelho interno: nele encontro a coragem de existir sem pedir garantias,  apenas  receber  a   vida   como   ela   é. "

  Emil   Cioran


" Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um." Fernando Pessoa


" Não reze por uma vida fácil; reze pela força para suportar uma vida difícil." Bruce Lee


" É fácil trocar as palavras, difícil é interpretar os silêncios ! 

É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração." F.  Pessoa

" As histéricas sofrem, em última instância, de reminiscências ... Toda vez que uma lembrança dolorosa é trazida para a consciência normal, o sintoma ligado a ela diminui e até desaparece." Josef Breuer 

" As  pessoas  vão  fazer  qualquer  coisa,
 não importa  o  quão  absurdo,  para  evitar olharem  para  suas  próprias  almas ...
Tudo que nos irrita nos outros  pode nos 
levar a uma compreensão de nós mesmos ... 
Pensar  é  difícil,  por  isso  a  maioria  das pessoas   julgam."  Jung

" Não escolhemos ao acaso aqueles por quem nos apaixonamos ... Estar apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão ... Quando a dor de não estar vivendo for maior que o da mudança, a pessoa muda ... Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutastes ... O  sonho  é  a  estrada  real  que  conduz  ao  inconsciente ... A condição ideal das coisas seria uma comunidade de  homens que  subordinassem sua  vida  instintiva  à  ditadura  da  razão ... Nenhum   analista  vai   mais   longe  do  que   seus  próprios complexos   e  resistência   internas  lho  permitem. "  Freud


" As  massas  nunca  tiveram  sede  de  verdade.  Afastam-se  dos fatos que não  gostam  e  adoram  os  erros  que  lhes  apaixonam. Quem  souber  enganá-las  será  facilmente  seu  dono;  quem   as tentar   desiludir   sempre   será   sua   vítima."  Gustave  Le  Bon

" Quem controla o passado,  controla  o  futuro.  Quem  controla 
o presente, controla o passado ... A linguagem  política,  destina-se  a  fazer  com  que  a  mentira soe  como  verdade  e  o  crime  se torne respeitável,  bem  como a imprimir  ao  vento  uma  aparência  de  solidez."  
George   Orwell

"Haverá,   na  próxima   geração,   um   método   farmacológico, produzindo  uma " ditadura  sem  lágrimas ",  por  assim  dizer.
Um  campo  de  concentração  indolor  para  sociedades  inteiras,
onde  as  pessoas  terão  suas  liberdades  abolidas,  mas  irão  até
apreciar  isso,  por  que  qualquer  vontade  de   se   rebelar   será aniquilada pela propaganda e  a  lavagem  cerebral  intensificada
por  métodos  farmacológicos.  Essa   parece   ser   a   revolução
final. " Aldous  Huxley

" Não existe vergonha  em errar,  mas  há  risco  em  repetir  o mesmo erro sem aprendizado. O progresso pertence a quem ajusta o caminho, não a quem insiste no orgulho." Henry Ford

Amar é dar o que não se tem a  alguém  que  não  o  quer ... Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar  ...
Só o amor permite  ao  gozo  condescender  ao  desejo ...
O  inconsciente  é  estruturado  como  uma  linguagem ... 
O que importa quantos amores que você tem se nenhum deles te dá o universo ? ... O sofrimento psíquico não nasce simplesmente do que nos falta, mas da forma como nosso desejo se aliena ao desejo do outro. Desde cedo, aprendemos o que esperam de nós: como agir, o que desejar, quem devemos ser. Aos poucos, vamos nos afastando do que sentimos para caber no que é aceito." Lacan


" A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará  ao  seu  tamanho  original ...  A imaginação é mais importante do que o conhecimento ... O piano e a carpintaria são as melhores atividades para a sua idade, melhores até do que a escola ... Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois vencer é nunca desistir ... A gravidade é a curvatura do espaço tempo ... Não sei por que todos me adoram se ninguém me entende ...
O mundo não será destruído pelo mal, mas por aqueles que olham e não fazem nada ... Pode-se  afirmar  que  o  eterno  mistério  do mundo  é  sua compreensibilidade." Einstein

" Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o tempo  passar,  vale  a  pena  ter  nascido ...
Tenho em mim todos os sonhos do mundo ...
 Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo." Fernando Pessoa

" Quem come do fruto do conhecimento, é sempre  expulso  de  algum  paraíso. "

Melanie Klein

" ... A filosofia serve para prejudicar a tolice. 

Faz  da  tolice  algo  vergonhoso." G. Deleuze


" Que  a  liberdade  seja  a  nossa  própria substância,  já  que  viver  é  ser  livre ...

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro   pela   vida ...

 Até  cortar  os  próprios  defeitos  pode  ser perigoso.  Nunca  se  sabe  qual  é  o  defeito que sustenta  nosso  edifício  inteiro." 

 Clarice Lispector 


" Um campeão não é definido pelas suas

 vitórias, mas pelo modo como ele se

 recupera quando cai."  Serena  Williams 


" A vida não é fácil para ninguém, mas você precisa ter confiença e acreditar que tem um dom para alguma coisa." Marie Curie


" O racismo não é uma doença.

 É  um  mal  real. " Ellen  Oléria "


" Sensual é o que soa e sussurra até acabar. " Pamela Levin

 " A atenção absoluta é a forma mais

 rara de generosidade. " Simone Weil


" O pensamento crítico começa quando recusamos aceitar tudo como normal."

Hanna Arendt


" Não é sinal de saúde adaptar-se a uma sociedade doente." Jiddu Krishnamurti


" Eu aceito a grande aventura de ser eu ...

Não nascemos mulheres, mas tornamo-nos

 uma ...  O   prazer   visa   o   infinito ...

 Querer  ser  livre  é  também  querer 

livres os outros."    Simone    Beauvoir 


Palavras  são  pistolas  carregadas ... 

A  existência  precede  a  essência ... 

A vida é o pânico num teatro em chamas  ...

  O  homem  é  aquilo  que  faz  de  si ... 

Somos a soma de nossas "escolhas" ... 

Nunca se é homem enquanto se não encontra alguma coisa pela qual se estaria disposto a morrer ... O  importante  não  é  aquilo  que  fazem  de nós,  mas  o  que  nós  mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós ... O que não é terrível não é sofrer nem morrer, mas morrer em vão ... "  Jean-Paul Sartre 


" Viver  é  desenhar  sem  borracha."

 Millôr Fernandes 


" A Terra aguenta bem 800 milhões de indivíduos, até 2 bilhões, tudo bem, mas depois disso, somos demasiados em frente ao mesmo frigorífico. " Jean-Michel Jarre ( amigo de Cousteau )


" Se você pode sonhar, pode realizar." Disney


" O fracasso é a oportunidade de recomeçar com  mais   inteligência."   Henry   Ford


" A sabedoria é constituída de silêncio ... Resultado é igual pensamento em ação. Intenções não trazem resultados ... Usar a criatividade significa criar coragem de fazer perguntas que não existem e ter audácia suficiente para fazer essas perguntas sem precisar da aprovação final de ninguém ... A religião é uma prisão com grades invisíveis." Jackson Oliveira 


" A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira ... Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade." José Martins Fontes


" Se um  Deus  pode  fazer  um  inferno para seus filhos, então não pode ser um pai ...

Toda  a  gente  fala  de  direitos  humanos  e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar  um  dia  dos  deveres  humanos. "

 José Saramago


" Empregar a intriga malévola e os interesses familiares em lugar de princípios e de meios morais, é uma política deplorável ... Se a tua dor te aflige, faz dela um poema. " 

Eça de Queiroz 


" Um  aumento  da  insanidade  é  uma

  penalidade que  a  civilização  atual 

 necessariamente  paga, devido  ao 

 aumento  populacional." Maria  Pereda


" Não  quero  que  você  pense  como  eu.

  Quero   que   pense. " Samer  Agi

" Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança." Hannah Arendt

" O  regime  sionista  deve  se  preparar  para
 um   destino   amargo   e   doloroso ... 
Se Deus quiser, não haverá Israel daqui há 25 anos ... Os EUA devem saber que, se iniciarem uma guerra contra o Irã, será uma guerra regional ... Não  devemos  assustar  os
 iranianos   com   tais   ameaças."  
Ali Khamenei

" ... que esse seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas - as togas judiciais não podem protegê-los. " Marco Rubio 

" Se a Europa quiser, estamos prontos para a guerra ...Eles estão acostumados a encher a barriga com carne humana e os bolsos com dinheiro por séculos. Mas precisam entender que o baile de vampiros acabou ... Vamos esforçar-nos para alcançar a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia." V. Putin

" A água pode suportar um barco, mas também pode virá-lo ... O grande rejuvenescimento da nação chinesa é imparável. A nobre causa da paz e do desenvolvimento para humanidade certamente triunfará. " Xi Jinping

" Um botão nuclear sempre está em minha mesa. Isso  não  é  uma  ameaça,  é  a  realidade."
 Kim  Jong-Un

" Excelentes coisas podem acontecer de grandes reveses ... O futuro não pertence aos globalistas. O futuro pertence aos patriotas. O futuro pertence a nações soberanas e independentes, que protegem seus cidadãos , respeitam seus vizinhos e honram as diferenças que tornam cada país especial e único ... O céu tem muros e rígidas regras de imigração. Quem tem política de portas abertas é o inferno ... Já que você tem que pensar de qualquer   forma,   pense   grande."
 Donald Trump



" As pessoas quietas e silenciosas são as que têm as mentes mais fortes e eloquentes ... 
A inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança ... Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre ... Meu objetivo é simples. É a compreensão completa do universo, por  que  ele  é  assim  e  por  que  existe. "      Stephen  Hawking 

" Em menos de 20 anos, trabalhar será opcional ... quase como um hobby ... A IA superinteligente pode  ser  alcançada   já  em  2026." Elon Musk

" O  futuro  pertence  àqueles  que  entendem  a tecnologia  e  a  projetam  para  servir  às pessoas. " Autor desconhecido 



A  ética  é  a  inteligência  compartilhada  a serviço  do  aperfeiçoamento  da convivência
 ... A  filosofia   surgiu  por  que  as  pessoas enfrentavam  muitas  dificuldades  e  decidiram pensar  para  sofrer  menos."
 Clóvis   de   Barros   Filho

www.grupofenix50.blogspot.com